Institucional

Observatório Social do Brasil –  Guaíba, também designado pela sigla OSB GUAÍBA, é pessoa jurídica inscrita no CNPJ sob nº 27.462.109/0001-05, em forma de associação sem fins lucrativos, fundado em 03/04/2017, sito à rua 14 de Outubro, nº 302 – Centro – Guaíba/RS.

OSB GUAÍBA tem como proposta de trabalho em uma primeira fase, atuar como organismo de apoio à comunidade, para pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com relação à aplicação dos recursos, ao comportamento ético de seus funcionários e dirigentes, aos resultados gerados e à qualidade dos serviços prestados.

Para exercer o seu papel social na comunidade, o OSB GUAÍBA, conta com o apoio da sociedade civil organizada, como por exemplo, Rotary, Lojas Maçônicas, OAB, Ministério Público, Acigua – Associação Comercial de Guaíba, Associação dos Contabilistas de Guaíba, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do RS, Conselho Regional de Contabilidade do RS, Sindilojas Guaíba, e voluntários.

A estrutura administrativa é constituída de uma Diretora Executiva e um estagiário que fornecem suporte e apoio aos 25 voluntários que trabalham nas iniciativas propostas para acompanhamento dos gastos públicos municipais.

Todas as ações observadas pelo trabalho voluntariado são apresentadas, por meio de ofício, para análise do Conselho de Administração.

O Conselho de Administração se reúne para analisar as observações relatadas e verificar a melhor forma de conduzir o processo junto ao ente público.

Todas as solicitações realizadas ao ente público são através de ofício e designadas a área de controle interno da Prefeitura de Guaíba. Esta área foi designada pelo Prefeito do Município para melhor atender as ações do OSB GUAÍBA.

O Observatório Social de Guaíba, além do acompanhamento dos gastos municipais, também está trabalhando em parceria com a Ulbra Guaíba, com o intuito de exercer ações de controle social e educação fiscal, contribuindo para a transparência e a melhor qualidade na aplicação dos recursos públicos através de seus cursos.

A divulgação do trabalho realizado pelo OSB GUAÍBA, para a comunidade e mantenedores, é feita através de relatórios quadrimestrais, onde mandatoriamente é feita após aprovação do Observatório Social do Brasil (OSB), e comunicada à sociedade por meio de edital de audiência pública, informando sua publicação e divulgação.


As contribuições do OSB GUAÍBA perante ao ente público estão embasadas nos princípios da eficiência, eficácia e economicidade da administração pública, portanto, suas ações sempre estão em concordância com a prevenção do gasto de forma inadequada.

Desta forma, ao receber autorização formal do Observatório Social do Brasil em 10/08/2017, foi autorizado o início do acompanhamento dos gastos públicos perante a Prefeitura Municipal de Guaíba.

ObservatórioSocial de Guaíba

O Observatório Social de Guaíba é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que faz parte da rede nacional do Observatório Social do Brasil. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.

Rua 14 de Outubro, 302 - Centro - Guaíba/RS
CEP: 92704-500
Telefone: (51) 99173-9898
E-mail: diretoria@osguaiba.org.br